- Patrick Monteiro, natural da Freguesia de Junqueira, iniciou os seus estudos musicais aos 8 anos de idade na Banda Flôr da Mocidade Junqueirense com o Maestro Manuel Joaquim Almeida.
- Frequentou a Academia de Música de Vale de Cambra e Academia de Música de Oliveira de Azeméis, onde concluiu o 5º grau e 8º grau em Clarinete, prosseguindo os seus estudos na Universidade do Minho, no âmbito do curso de Interpretação do Instrumento – Clarinete na classe do professor Vítor Matos.
- Posteriormente concluiu em 2016 o Mestrado em Ensino de Música – Clarinete e Classe de Conjunto na mesma Universidade.
- Frequentou vários Master-class em Clarinete, tendo trabalhado com músicos de reputação internacional como François Benda, Harri Maki, Tibor Reman e Matthias Schorn, entre outros.
- Frequentou o master-class de Direção de Orquestra de Sopros em Vila Real, promovido pela Banda distrital de Vila Real e orientado pelo maestro e compositor Carlos Marques em Dezembro de 2011, o 1º Estágio de Direção de Banda em Mira em Abril de 2014, orientado pelo Professor e Maestro António Saiote e como ouvinte em Novembro de 2016, o Masterclass organizado pela Banda Sinfónica Portuguesa em direção de Orquestra de Sopros com o Maestro Douglas Bostock.
- Como intérprete participou com ensemble de Clarinetes da Universidade do Minho, no Congresso Internacional de Clarinete de Lisboa e Braga no ano de 2012, no 4º Festival Internacional de Clarinete do Dão no ano de 2013 e no ClarinetFest (ICA, Madrid) em 2015. Em Março de 2013 como elemento da orquestra da Universidade do Minho, gravou o Bolero de Ravel para a RTP no âmbito do programa “ Musica Maestro”.
- Lecciona actualmente Clarinete, Classe de Conjunto e Iniciação Musical na Academia de Música de Vale de Cambra, Clarinete na Academia de Música de Basto e na Cooperativa de Ensino Artístico de Braga.
- Assumiu a função de Maestro e Diretor Artístico da Banda Musical e Recreativa Castanheirense entre os anos 2013 e 2018.
- No ano de 2018 e 2019 participou no Masterclass de Direção organizado pela Filarmonica Ressurreição de Mira orientados pelo Maestro Douglas Bostock. No ano de 2019 foi selecionado como participante no Masterclass de Direção organizado pela Wasbe ( World Association for Symphonic Bandas and Ensembles) onde trabalhou com os maestros Alberto Roque e Matthew George.
- Em Novembro de 2018 inicia as funções de Maestro e Diretor Artístico da Banda Musical Flôr da Mocidade Junqueirense.
Visitantes
Esta Semana59
Este Mês887
Total151212